quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Iniciando na Arte da Costura...

Vamos iniciar na Arte da costura?

Ao contrário do que muita gente imagina, costurar não é tão complicado assim. Basta, como em qualquer outro trabalho, dedicação, disciplina, determinação, Amor e Paixão...
Estar apaixonado pelo que se quer fazer, é um dos principais "materiais" a ser utilizado.

E por mencionar materiais, vamos a lista do que uma Costureira, ou iniciante na Arte da Costura, deve ter em mãos.
Antes de iniciar os traçados dos moldes, providencie o material para o perfeito desenvolvimento do trabalho.

OBS:

AS MARCAS DOS MATERIAIS A SEREM USADOS FICA A SEU CRITÉRIO.

Máquina de costura - Uma amiga inseparável.

Ferro de passar roupa - Muito utilizado na hora de costurar.
Auxilia na abertura de cada costura feita.
Prefiro o ferro comum sem vapor, mas fica a seu critério o uso do ferro a vapor.

-Papel para Molde - Existe uma variedade de papel para modelagem em tamanhos grandes.

- Jogo de réguas:
60cm - para modelagem de peças mais curtas como blusas, saias, etc
1.00mt - para modelagem de peças mais longas como calças compridas, casacos, vestidos, etc
1 jogo de réguas curvas - para modelagem das partes curvas do molde

- Lapiseira 0,9mm
Um refil de grafites 0,9mm, para caso necessite da troca, já ter em mãos.
Na modelagem pode ser usado o lápis comum, mas pessoalmente prefiro a lapiseira 0,9mm, pois a sua espessura é ideal para os traçados.

-Borracha branca e macia - Utilizada durante a modelagem.

- Uma Tesoura para corte de tecido, e outra para corte de papel.
Não usar a mesma tesoura para os dois tipos de corte.
Compre duas tesouras e as identifique.

Tesoura para arremate - Utilizada no corte dos fios ao término de cada costura.

Alfinetes de costura - Utilizados para prender o molde junto ao tecido preparado para o corte.

Agulhas de mão de vários tamanhos - Utilizada
para alinhavar e montar as peças antes de serem costuradas à máquina.

Agulhas para máquinas de costura de vários tamanhos - caso quebre alguma no momento da costura, já ter em mãos.

Dedal - Embora não utilizado por muitas pessoas, o dedal é um acessório de costura muito útil. Sua finalidade é proteger o dedo na hora de costurar com agulha de mão.

- Cola e durex - Utilizados parte colar algumas partes da modelgam.

- Fita métrica - Utilizada para obter as medidas.

-Giz de Alfaiate - Utilizado para fazer as marcações das costuras

- Carretilha - Utilizada para fazer marcações nos moldes e no tecido, antes ou após o corte da peça.
Obs:
No caso de optar por marcação no tecido feito com a carretilha, usar carbono, porém com muito cuidado ao escolher a cor para que não manche o tecido. Nos meus trabalhos, utilizo o Giz de alfaiate.

Obrigada pela visita!