segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Modelista Industrial : Função - Responsabilidade - Comportamento

Para o corte e costura de uma peça, o principal é que se tenha um molde bem feito pela Modelista.
Modelista é a pessoa responsável pela elaboração dos moldes. Estes moldes bem traçados são fundamentais para todas as etapas posteriores do processo produtivo e linha de corte.

Função - Responsabilidade - Comportamento

Preparar as bases dos moldes(sem costura) com as medidas usadas em cartolina ou outro material resistente.
Recebe os modelos desenhados, figurinos ou peças prontas.
Desenvolve o modelo sobre a base riscada em papel usado para molde.
Recorta as partes da modelagem deixando a medida suficiente para as costuras, fazendo todas as marcações e anotações no próprio molde, pontos que facilitam o corte e confecção da peça.
Corta o modelo em tecido (peça piloto), anotando a medida necessária, aviamentos, enfim todo o material usado para o modelo escolhido.
Prepara a ficha técnica da peça, com a finalidade de auxiliar na hora do corte e montagem da mesma.
Orienta a costureira como proceder na costura, de acordo com o modelo.
Após a peça ter sido aprovada, entrega a modelagem com a peça piloto para a produção confeccionar o mostruário.
Sempre que possível acompanha esta produção para sanar qualquer dúvida, problema que possa surgir, ou mesmo para fazer alguma modificação que facilite a produção em maior escala.
Faz ou acompanha ampliação da modelagem em todos os tamanhos.
A(O) Modelista deve estar sempre alerta para novas formas de acabamentos; procurar examinar peças de outras firmas; tentar sempre que possível simplificar o trabalho da produção.
A(O)Modelista sendo a ligação entre o desenvolvimento do produto e a produção, deve estar sempre a disposição quando chamada(o), para orientar ou esclarecer dúvidas sobre algum modelo.

Se voce faz uma Modelagem Industrial, a mesma pode ser adaptada para um tamanho feito sob medida.

Obrigada pela visita!