terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Reciclar é preciso...

Importante reciclar os materiais como o plástico, vidro, lata, papel e outros...
Pensar em Sustentabilidade é investir todos os esforços para que se possa atingir um bem comum, é agir, mudar atitudes nos aspéctos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade.
Todos por um planeta melhor!


Voce sabia...
Cada brasileiro produz mais ou menos 500 gramas de lixo diariamente. Parece pouco, más é só fazer as contas. Somando tudo, a quantidade de lixo domiciliar gerada no país é de 115 mil toneladas por dia. Se esses dejetos fossem colocados de uma vez só em caminhões, um em frente do outro, haveria uma fila de 16.400 deles, ocupando 150 quilômetros de estrada. Em apenas três dias, essa fila ultrapassaria a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro. A maior parte de tudo isso vai para os lixões, onde levará cerca de 400 anos para se decompor. Enquanto isso...-o Chorume também chamado por líquido percolado, era inicialmente apenas a substância gordurosa expelida pelo tecido adiposo da banha de um animal peludo. Posteriormente, o significado da palavra foi ampliado e passou a significar o líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. Esses processos, somados com a ação da água das chuvas, se encarregam de lixiviar compostos orgânicos presentes nos lixões para o meio ambiente.

--Chorume do lixo: um líquido de odor forte e alto potêncial de contaminação.

Definição

Chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável.
O processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).
Em função da grande quantidade de matéria orgânica presente no chorume, este costuma atrair moscas que também podem trazer doenças aos seres humanos.

Saiba o que pode e o que pode ser reciclado:

METAL

–Reciclável - Lata de refrigerante, cerveja, conserva, achocolatados, leite em pó e sucata de reforma.

–Não-reciclável - Clipes grampos, esponjas de aço, marmitex e panelas velhas.

PAPEL

–Reciclável - joornais, revistas, cartões,folhas de caderno, papel de fax, rascunhos, formulários de computador, aparas de papel,fotocópias, cartazes velhos, embalagens longa vida (essas deverão estar dobradas ou rasgadas).

–Não-reciclável - Papel celofane, amanteigado, carbono, metalizados, plastificados, sujos e engordurados, etiqueta adesiva, fita crepe, papéis sanitários, tocos de cigarro e fotos.

PLÁSTICO

Reciclável - Embalagem de refrigerante, margarina, detergente, xampu, álcool, produtos de limpeza, copo descartável, sacos plásticos em geral.

Não-reciclável - Cabo de panela, tomada, embalagem de biscoito, baldes, bacias, embalagens de produtos tóxicos e misturas de papel, plástico e metal.

VIDRO

–Reciclável - Recipientes em geral: potes, garrafas desinfetantes, copos, frascos de medicamento e perfume;

–Não-reciclável- Espelhos, vidros planos, lâmpadas, cerâmicas, cristais, porcelanas, tubos de TV, assadeiras de vidro e válvulas.

O processo é lento...

Quanto tempo levam os materiais para serem absorvidos pela natureza?

-Papel e papelão: de 3 a 6 meses

-Tecido: de 6 meses a 1 ano

-Filtro de cigarro: 5 anos

-Chiclete: 5 anos

-Alumínio: de 80 a 100 anos

-Madeira pintada: 13 anos

-Nylon: mais de 300 anos

-Plástico: mais de 100 anos

-Metal: mais de 100 anos

-Borracha: tempo indeterminado

-Vidro: 1 milhão de anos

Vamos reciclar...

TRABALHOS FEITOS COM MATERIAIS RECICLADOS ENCONTRADOS NA INTERNET

Boneco feito com tampinhas de garrafa pet


Cortina feita com o fundo da garrafa pet


Porta treco feito com pote de sorvete


Porta condimentos feito com latinhas de molho de tomate


Guirlandas de Natal e enfeites diversos feitos com garrafa pet e outros...


Estante feita com papelão


Bolsinha feita com garrafa pet e ziper

Nenhum comentário: